quinta-feira, 8 de maio de 2008

O navio negreiro é uma obra que inspirou vários autores, sejam eles de filmes, livros, poemas...
Como exibido em sala, pelo professor, o filme "Amistad" temos também "Chico Rei" de Walter Lima Jr. que exemplifica muito bem a situação dos escravos nestas embarcações.
Como curiosidade, segue abaixo um trecho do discurso de posse do atual ocupante da Cadeira número 7 da Academia Brasielira de Letras, cujo patrono é Castro Alves:

"Se "O navio negreiro" tivesse sido escrito atualmente, diríamos que Castro Alves utilizou, no curto terceiro movimento, técnica cinematográfica: a câmara, funcionando como o olhar do espectador, começou a baixar lá do alto, de onde se via o barco pequenino, e a dele se aproximar, até chegar às personagens no convés. Ou se poderia imaginar, de uma perspectiva mais moderna, que o poeta empregou um zoom. É o albatroz, que Castro Alves invocara no fim do primeiro movimento, que faz o papel da câmara:
"Desce do espaço imenso, ó águia do oceano!
Desce mais, inda mais... não pode o olhar humano
Como o teu mergulhar no brigue voador.
Mas que vejo ali... que quadro de amarguras!
É canto funeral!... Que tétricas figuras!...
Que cena infame e vil!... Meu Deus! Meu Deus! Que horror!""

Aline Detoni

Um comentário:

Rayssa disse...

Poxa, nao tinha pensado nessa comparação, realmente faz sentido, muito interessante. Por favor, alguem me manda o login e a senha desse blog?? Eu perdi e to precisando postar. Mandem por depoimento pro meu orkut. Brigada!!!